Entrar em uma cafeteria e saborear aquele delicioso cafezinho é muito prazeroso. Mas, a experiência de colher o fruto do pé também pode ser divertida e agradável .

Todo ano o Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo promove uma colheita em seu cafezal. Quando os frutos apresentam uma cor de vermelho cereja, é sinal que está maduro, prontinho para ser colhido. Aí, é só chamar o pessoal para colher.

Quem participou da atividade no último dia 24 de maio, garante que experiência é muito boa.

Depois de colhido, o café é levado para uma fazenda, em um município do interior do estado. Em seguida, ele é torrado e moído. Após todo o processamento o Instituto Biológico faz doações a instituições  que fazem trabalhos assistenciais.

O Instituto Biológico mantém um dos maiores cafezais urbano do País. Ao todo, são cerca de 2.000 pés de café, em uma área de 10 mil m², localizada na sede do Instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, a cinco minutos do Parque Ibirapuera e da Avenida Paulista. O cafezal é composto pelas variedades Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

Fonte: Instituto Biológico