Nesta quinta-feira, 8 de março, é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher. Para lembrar a data o Encontro Nacional 5ª+2 preparou painel com uma exposição de mensagens e um vídeo institucional.

Um quadro foi exposto no local do evento convidando as participantes a registrarem suas mensagens sobre  “Ser mulher é ser…” .

Encontro 5ª+2

O Encontro Nacional 5ª+2 é realizado dois anos após a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reuniu cerca de 300 participantes em Brasília. O encontro fez um balanço comparativo entre as propostas daquele evento e aquilo que efetivamente foi implementado em ações do governo federal.

Além de fazer um balanço, comparando o proposto com o implementado, a partir de ações do 2º Plano Nacional Segurança Alimentar e Nutricional (2º Plansan), os participantes  realizaram uma análise de conjuntura e também lançaram um olhar sobre a agenda de futuro.

 

Mulheres no Consea

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é presidido por Elisabetta Recine, e tem em sua agenda a discussão e deliberação sobre questões de gênero em relação à segurança alimentar e nutricional.

Em julho de 2015, por exemplo, o Consea realizou em Porto Alegre o Encontro Temático “A atuação das mulheres na construção da soberania e da segurança alimentar e nutricional”, como um dos eventos preparatórios para a 5ª Conferência Nacional.

O Relatório Final do encontro reconheceu que “as mulheres das cidades, do campo, das águas, da floresta têm atuação estratégica para garantir a segurança alimentar e nutricional, pois são produtoras de alimentos. No entanto, as desigualdades de gênero persistem: ainda hoje a imensa maioria das mulheres vivencia triplas jornadas de trabalho e mulheres negras sofrem dupla discriminação, de gênero e de raça”.

 

Fonte: Ascom/Consea