O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center), sediado na USP, lançou, no último dia 16, o Dia Mundial da Alimentação, a sexta versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). A TBCA foi a primeira tabela on-line do gênero da América Latina e, atualmente, é a mais abrangente feita no País, trazendo a composição nutricional de 1.900 alimentos, incluindo crus e cozidos, produtos manufaturados e pratos compostos. Clique aqui para acessar o site da TBCA.

Tabelas de composição química de alimentos são a base para praticamente toda a área de nutrição, pois compilam informação sobre valores energéticos e conteúdo nutricional dos alimentos. É a elas que profissionais de nutrição recorrem para montar cardápios e personalizar dietas, por exemplo.

Na nova versão da TBCA destacam-se algumas novidades: a composição nutricional das receitas mais comuns consumidas pelos brasileiros – como feijoada, arroz, feijão, entre outros; a possibilidade de o usuário fazer buscas por nutrientes específicos, por exemplo, alimentos fontes de proteínas dentro do grupo dos vegetais; e uma ferramenta de avaliação de ingestão energética.

 

Fonte: Jornal da USP