O Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida – COEP e  o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Coppe/UFRJ realizam, dia 9 de agosto, o evento “Betinho: Celebrar uma história”. Trata-se de uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, que nos anos 1990 mobilizou o país pela ética na política e no combate à Fome e à Miséria e pela vida, tornando-se símbolo de engajamento social em prol da cidadania. O evento, que contará com a participação do filósofo e teólogo Leonardo Boff, será realizado, às 12 horas, no auditório da Coppe, Bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia (CT), Cidade Universitária.

Na ocasião, serão lançados o site Celebrar Betinho, com informações sobre a vida e a atuação de Betinho, e o “Prêmio Betinho Imagens de Cidadania”. Além disso, será inaugurado o Jardim da Cidadania, no Espaço de Convivência do Centro de Tecnologia da UFRJ, entre os blocos F e G.

A cerimônia contará com a presença de Maria Nakano, esposa de Betinho, de Edson Watanabe, diretor da Coppe, de Luiz Pinguelli Rosa, Diretor de Relações Institucionais e de Hugo de Oliveira, mestrando em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense e idealizador do projeto “Vem ni mim que sou passinho”.

Para finalizar o evento, haverá uma apresentação da dança do “passinho”, estilo de dança ao ritmo do funk criado nas favelas cariocas. A performance será realizada em frente ao Espaço de Convivência do CT.

Fonte: Celebrar Betinho