A Câmara Municipal da Praia, em parceria com a Direção Geral da Agricultura e FAO, “socializou” hoje, na Cidade da Praia, o projeto de validação do Plano Diretor de Agricultura Urbana e Periurbana para quatro cidades de Cabo Verde.
Praia, Espargos, Mindelo e Porto Novo são as urbes que vão ser contempladas com este projeto, que tem como objetivo diagnosticar os problemas específicos de agricultura urbana e suburbana, assim como identificar áreas de intervenção para uma ação conjunta entre os vários parceiros do setor.

O Plano Diretor de Agricultura Urbana e Periurbana (PDAUP), segundo nota de imprensa, depende de políticas, iniciativas e tendências em curso no país, com a missão de fornecer orientações para intervenções e sinergias coerentes no desenvolvimento de áreas verdes.

No ato de apresentação deste plano, o diretor-geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, José Teixeira, salientou a importância do mesmo para a segurança alimentar e nutricional das populações urbanas e periurbana.

Este plano, afirmou Teixeira, vai contribuir na melhoria do abastecimento sustentável dos produtos agrícolas durante todo o ano, através da diversificação das culturas e proporcionado a criação de emprego e da melhoria de condições de vida.

O plano integra quatro eixos estratégicos: garantir a qualidade de terra e água, sanidade nutricional dos produtos agrícolas, a verificação e apropriação sustentável e sustentabilidade da produção e consumo.