A Semana do Alimento Orgânico é uma ação coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Secretaria Especial do Desenvolvimento Agrário; da Educação; da Fazenda; do Meio Ambiente; da Saúde; da Secretaria Geral da Presidência da República, entre outras organizações governamentais e não governamentais.

Realizada nacionalmente, desde 2005, a campanha vem promovendo diversos eventos como seminários, palestras, exposição e degustação de produtos, panfletagem, divulgação em mídia impressa e audiovisual, rodas de conversas, eventos culturais e educativos, visitas de campo, dentre outros.

No ano de 2008, o evento ocorreu durante a última semana de maio em 23 capitais, e a partir de então, firmou-se a data da campanha na última semana de maio, a partir de 2015 a Semana dos Alimentos Orgânicos passou a ser o marco de partida da Campanha de Valorização da Produção Orgânica, desenvolvida ao longo de todo o ano.

As atividades e programação são definidas pela Comissão da Produção Orgânica do RS  – CPOrg-RS, em articulação e parceria com produtores e entidades do setor público e da sociedade civil, da mesma forma que em edições anteriores e os objetivos da campanha são a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a sua produção, os quais buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, contribuindo para a saúde de todos e para que haja justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção.

Em 2017 a CPOrg/RS realizará um Seminário estadual para marcar a abertura da campanha no estado. O evento de lançamento da Semana ocorrerá em 29 de maio de 2017, das 13:30h às 18:00h no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Captura de Tela 2017-05-25 às 10.46.28