O campo da agroecologia surgiu como uma abordagem importante para mover os sistemas de alimentos e agricultura para a sustentabilidade. Esta publicação, em inglês,  apresenta-se como um espaço de divulgação de pesquisas participativas, orientadas para a ação e transdisciplinaridade, que tem como objetivo vincular a ciência, a prática e o processo de mudança social necessário para projetar, testar e implementar a visão alternativa que muitos defendem como sistemas alimentares do futuro.

Onde surgiu a agroecologia? Como ela se desenvolveu, quais foram as questões que estava abordando, e até que ponto isso chegou? Esta edição especial lança luz sobre estas questões para uma parte particular do mundo onde um movimento começou há várias décadas e se espalhou para muitos outros países desde suas raízes na Espanha e América Latina.

Todos os artigos da edição foram adaptados e traduzidos de uma edição especial voltada para a América Latina que recentemente apareceu na revista Agroecología, publicada pela Universidade de Múrcia. O Dr. Miguel A. Altieri, com a colaboração da Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia (SOCLA), foi o editor do número especial da Agroecologia e desempenhou um papel fundamental na orientação e tradução dos trabalhos apresentados no ASFS. Seu importante papel de longo prazo na promoção da agroecologia em toda a região é fortemente reconhecido.

Aqui você pode acessar a publicação completa. Boa leitura!

wjsa21.v041.i03-04.cover