WWOOF, sigla em inglês de World Wide Oportunities on Organic Farms (Oportunidades em Fazendas Orgânicas em Todo o Mundo) é um movimento que começou, em 1971, no Reino Unido. A organização se irradiou pelos cinco continentes com o objetivo de proporcionar experiência de vida no campo para quem vive nas cidades em troca de tarefas do dia a dia da fazenda. Muitas das pessoas que participaram do WWOOF relatam suas experiências em seus blogs e sites.

Nós, do Rosal, conhecemos alguns jovens que se cadastraram no WWOOF, como o Lucas Machado, estudante de uma escola agrícola da região metropolitana de Porto Alegre. Ele  vivenciou a lida em um propriedade rural do município de Farroupilha, RS. Lá, os agricultores familiares ecologistas, produzem pequenas frutas que são comercializadas nas feiras ecológicas de sua cidade e da capital gaúcha.

Lucas nos contou que pôde aprender muitas técnicas de manejo e que foi muito bem acolhido pela família de agricultores. Ele gostou tanto, que retornou, no verão,  para trabalhar na colheita.

Aqui encontramos dicas de como se cadastrar no WWOOF. É muito fácil. Bora lá!