Entre nove fundações, uma companhia e uma autarquia, que foram extintas em votação na Assembleia Legislativa, no mês de dezembro, está a Fundação Piratini que incluía emissoras públicas de televisão e rádio do Estado do Rio Grande do Sul – TVE e FM Cultura. A TV Educativa foi um importante veículo de comunicação de Porto Alegre. Transmitiu programas locais e nacionais apresentando documentários, entrevistas, telejornais e variedades. Não poderíamos deixar de destacar aqui, a relevância de uma emissora pública e nosso pesar pelo seu fim. Contudo, sua memória não pode simplesmente ser apagada. Foram muitos os profissionais que, por anos, se dedicaram a apresentar uma programação de qualidade.

Queremos aqui, evidenciar o trabalho de todos os profissionais que se empenharam para o desenvolvimento da TVE e da Fundação Piratini. Como o tema que abordamos é a alimentação, resgatamos um fragmento da história, recordando o programa “Cozinhando com Dona Mimi” exibido na antiga TV Piratini, anterior à TVE e que fazia do Grupo Diário Associados, de Assis Chateaubriand.

O terreno dos estúdios da TV Piratini, passou então, a ser utilizada pela TVE-RS, canal 7 VHF. Durante a administração da emissora estatal gaúcha pelo jornalista Cândido Norberto, a TV Educativa passou a se chamar TVE Piratini, em homenagem à antiga emissora e em alusão ao fato de pertencer ao governo do Estado, que fica sediado no Palácio Piratini. Acervos da TV Educativa de Porto Alegre se perderam destruídos por um incêndio em 1983, incêndio este que também acabou por destruir o acervo da TV Piratini, uma vez que este se encontrava no mesmo prédio.

Amália Mascarello Moro, ou simplesmente Dona Mimi Moro, foi uma das precursoras dos programas de culinária, hoje, gastronomia, para televisão. As referências que encontramos foram poucas. Alguns blogs contam trechos dessa história e como o programa era transmitido ao vivo, existem raras imagens.

No blog “Via Dutra” nos deparamos com um texto que traz limitadas, mas valiosas, informações: “Sou do tempo em que programa de culinária era com a dona Mimi Moro (1894-1977), na antiga TV Piratini. O programa era Cozinhando com Dona Mimi,  em preto em branco, com uma equipe de produção  muito criativa para compensar as carências técnicas da época.  As panelas fumegando, por exemplo, eram focadas através de um espelho colocado acima do fogão, um Wallig, por certo. No fim do programa, a equipe devorava as guloseimas preparadas pela dona Mimi, num tempo em que as frituras não eram demonizadas como hoje.”

Veja aqui, no blog de Yuri Victorino, algumas imagens da TV Piratini.

Este slideshow necessita de JavaScript.