Hora do lanche. Hora tão feliz! Cintia Baio e Carolina Cunha, da Novelo Comunicação, desenvolveram uma página com temas relativos à merenda escolar.
Com a pergunta “Qual é o papel do lanche e da merenda na vida do estudante?” O site “Essa Comida na Escola“, da UOL, apresenta respostas e informações sobre alimentação saudável e até dicas de lanches,

Para as autoras, a alimentação é parte importante da educação. Na escola pública ou na particular, a comida oferecida aos alunos dá energia para o dia de estudo. Mas, é preciso avançar no tema. Apresentar às crianças a necessidade de ter uma alimentação saudável é estratégico para evitar riscos de doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas, obesidade, entre outros problemas.O tema é amplo e o debate deve ser constante.

A TV UOL produziu  um vídeo com 18 crianças brasileiras provando alimentos de merendas escolares de diversos países. Veja o resultado aqui.
A nossa sugestão é o livro da autora canadense Andrea Curtis, “What’s for Lunch?: How Schoolchildren Eat Around the World” (O que há para o almoço? Como os alunos comem ao redor do mundo).  O livro  aborda que à medida que o mundo se interconecta, o que comemos torna-se parte de um amplo sistema global. A indústria do alimento é a maior da Terra. Plantar, processar, transportar e vender têm um grande impacto sobre as pessoas e sobre o planeta. Ao verificarmos um almoço escolar, descobrimos que a comida está ligada a questões que importam para todos e tudo, como alterações climáticas, saúde e desigualdades. Andrea Curtis revela em seu livro a variedade e contrastes encontrados nos alimentos consumidos pelos jovens em almoços típicos de treze países incluindo Japão, Quênia, Rússia, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil e Afeganistão.
Resultado de imagem para merenda escolar