Criança e natureza. Quem vive na cidade e não tem familiares pelo interior ou no meio rural, encontra dificuldade de conviver com plantas e animais que são nossos parceiros nesse mundo. Como aprender sobre a natureza sem poder observá-la ao menos uma vez na vida. Com essas e outras perguntas que nos fazem levantar da cadeira e fazer a cabeça funcionar, iniciativas cada vez mais frequentes aparecem para que desde pequena a criança possa ter contato com um universo de coisas que só nos fazem bem. O olhar e o sentimento mudam quando a gente sente o cheiro, escuta os ruídos e percebe os detalhes de plantas, bichinhos, animais…

Mas não é pela dificuldade de viajar até o campo que vamos perder a chance de sentir tudo isso. Mesmo em pequenos espaços podemos desenvolver essa forma de vida tão simples e tão fundamental. Tanto é assim que as experiências são muitas e uma delas está sendo desenvolvida há 32 anos por uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental em Porto Alegre que se chama Amigos do Verde. Lá o trabalho com os pequenos é no dia-a-dia e além disso desenvolvem projetos paralelos com outras instituições e grupos que têm o mesmo objetivo. São ideias que podem e devem ser multiplicadas já que se sabe há muito que somos parte da natureza e devemos preservá-la.

Na escola, onde as crianças passam grande parte do seu tempo, aprender mais do que o básico e exigido, é pura riqueza ! A educadora Silvia Lignon Carneiro questiona: “Por que estar em sala de aula? Por que não estar no pátio, contar uma história em cima de uma árvore, fazer uma roda de estudos no meio de um bosque?”(…) “A criança não obrigatoriamente tem que estar numa praça com playground, mas simplesmente num morrinho, numa árvore, onde ela possa livremente criar situações de alegria, aventura, aonde se propicia também uma relação amorosa positiva, que é resultado dessa conexão”. Ela é a diretora e fundadora da escola.

Ter uma área que proporcione essa vivência não é fácil, mas existem outros meios que podem dar o mesmo efeito. Muito além da escola, a iniciativa que parte dos pais é fundamental, mas nem todos têm essa oportunidade nem esse saber, então, nada como ajudar aos pais e adultos a buscarem esse hábito; de sair por aí, de explorar lugares dentro e fora das cidades para admirar e respeitar a natureza e nós mesmos. Assim também saberemos escolher nossa alimentação e conhecer a origem dos alimentos que chegam à nossa mesa.dsc_0082

Nessa quinta, dia 15 de setembro a escola Amigos do Verde abre suas portas para o público que queira entender mais como se sentir mais vivo (!), pois será lançado o Projeto Criança e Natureza e Sabiá Laranjeira – Clube Natureza em Família de Porto Alegre. Os detalhes estão no link da escola. E quem tá divulgando esses projetos e o trabalho da escola é a Gira Produção & Conteúdo.

http://www.amigosdoverde.com.br/